PROJETO NBMSA

A. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Projeto: NBMS – Novo Basquete Mato Grosso do Sul Adulto

Campeonato: NBMSA  – 2018

Categoria: Feminino e Masculino

B. IDENTIFICAÇÃO DO INTERESSADO

Pessoa Jurídica – CNPJ 15.553.290/0001-78

Entidade: FEDERACAO DE BASKETBALL DE MATO GROSSO DO SUL 

Endereço: Centro Municipal de Treinamento Esportivo - CEMTE

                      Endereço: Rua Tropeiro (em frente ao nº 21) esquina com a Rua Estefânia

Site: www.fbms.com.br           Email: fbms@fbms.com.br

Município: Campo Grande MS                   CEP: 79011-220

Fones – (67) 9 9965-0728 |  9 9287-9287

Fundação:                        Registro  na CBB:

Filiada: Confederação Brasileira de Basquetebol

Dirigente: Eduardo Marques de Souza Costa, Cargo: Presidente, Contato: (67) 9 9965-0728

Autor do Projeto: Aparecido Jose Damaceno Lotti, Contato: E-mail –  aj-lotti@hotmail.com  Celular – 99973-0408  fone 67-3454-1221

Autor do Projeto: Daniel Rufino de Medeiros, Celular - 9 9975-9089, Contato: E-mail danielrufinomedeiros@hotmail.com

 C. DETALHAMENTO DO PROJETO

1.     APRESENTAÇÃO: Nos dias atuais, todas as áreas de atividade humana buscam a parceria e a eficiência, para minimizar custos e maximizar a produtividade. Na administração desportiva não é diferente.Os Clubes do nosso Estado, necessitam urgente de parceiros que venham investir na formação e manutenção de nossos atletas. Desta forma estaremos garantindo o  fortalecimento e crescimento do nosso Basquetebol e a evasão de bons atletas. Na temporada 2018, a Federação de Basquetebol sentiu a necessidade de realizar uma competição na categoria Adulto, envolvendo todo o Estado de Mato Grosso do Sul. A competição irá incentivar e motivar o trabalho realizado nas categorias de base e dar uma sequencia nos Campeonatos Estaduais de Base organizado pela FBMS. A Federação de Basquetebol de Mato Grosso do Sul e os Clubes não dispõe de  recursos financeiros para realizar o evento, em razão disso estamos buscando parceiros para financiar nosso evento. Partindo deste ponto criamos o Projeto NBMS “Novo Basquete Mato Grosso do Sul”, com a proposta de realizar ações, buscar patrocínios, estabelecer parcerias que venham beneficiar e desenvolver o Basquetebol na Categoria Adulto de Mato Grosso do Sul. A 1ª ação é realizar no 1º semestre um Campeonato na Categoria Adulto para o sexo MASCULINO utilizando o nome do patrocinador, como por exemplo: “NBMSA MASCULINO – 2018 como acontece com o basquete a nível nacional que tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e outras competições. A ideia é realizar durante o evento programações culturais durante os jogos, tais como:- Dança, Apresentação de Cantores da Terra, Palestras de caráter informativo, sorteio de prêmios, etc... Fazendo parte da 1ª Ação iremos realizar no segundo semestre a mesma competição na categoria FEMININO. A 2ª Ação do Projeto será a realização de um final de semana denominado BASQUETE SOCIAL, uma semana depois da final do Campeonato, com a finalidade de arrecadar alimentos para doação para uma entidade que desenvolve trabalho social no Município onde será realizado o evento. O evento prevê a realização das seguintes atividades:  Torneio de Três pontos, Torneio de Enterradas, Torneio de Habilidade e Jogo amistoso entre a Seleção do Campeonato contra um time da LBF – Liga Nacional de Basquete Feminino e NBB – Novo Basquete Brasil para masculino. A 3ª Ação do Projeto, BASQUETE EM DESTAQUE, é a realização de um evento de premiação a ser realizada no final do ano premiando os melhores do ano na categoria Adulto, bem como os destaques das categorias de Base. Com a realização destas ações previstas no Projeto temos a certeza que iremos alcançar nossos objetivos, mas a Federação sozinha não tem forças para levar o Projeto avante, precisamos do esforço de todos que gostam do basquete e pensar no conjunto da obra e não focar no interesse próprio, buscando vantagens individuais. A 4ª Ação do Projeto: FESTIVAL DE BASE, é a realização de jogos na categoria de 08 até 12 anos, na preliminar dos Jogos do Campeonato.

2.     JUSTIFICATIVA: A prática desportiva não é uma atividade nova, mas uma atividade milenar, portanto, portadora de uma grande carga cultural  e social sob todos os pontos de vista. A prática do BASQUETEBOL parte do movimento humano dentro de uma forma mais ou menos ampla de possibilidades de se manifestar. Podemos apontar algumas: locomoção, ação motora, força ou energia produtiva, expressão, linguagem e jogo. Jogando mais do em qualquer outra atividade, a pessoa tem oportunidade de se reconstruir como tais. Reintegrando os segmentos cognitivos, psicomotores e afetivo social num todo. Assim considerando:

*O clube como parte importante da prática esportiva e sócio cultural, realizada como atividade formativa e integradora das atividades de tempo e lazer.

*A  prática do Basquetebol como um instrumento de ação educativa.

*A prática do Basquetebol como ação formativa estimuladora da participação total de atletas e membros da família e comunidade.

*Que a propagação do Basquetebol entre as diferentes camadas da população decorre com a participação ativa da comunidade, seja no planejamento, na organização, patrocínio e realização das atividades.

*Aproximação do Patrocinador com a comunidade.

Diante do contexto mencionado a FEDERAÇÃO DE BASQUETEBOL DE MS, propõe uma parceria e um apoio em subsidio para viabilizar a realização do PROJETO NBMSA “Novo Basquete Mato Grosso do Sul Adulto” com a realização das 4 (três) ações  propostas  previstas na apresentação do Projeto.

3.     OBJETIVOS

 GERAL:Participações em ações desportivas que promovam e atinjam Dirigentes, Torcedores, Técnicos e Atletas, voltados para a ampliação do número de participantes na prática do BASQUETEBOL, ampliando com isso a atividade dos Clubes e promovendo o crescimento do nosso basquete.

ESPECÍFICOS:

*Dar condições para o afloramento, incentivo e difusão das manifestações esportivas próprias de cada participante, atendendo aos interesses e as necessidades de melhoria e aperfeiçoamento.

*Promover lazer à população.

*Participação comunitária ao processo desportivo, oportunizando o intercâmbio dos atletas para melhora da qualidade técnica.

*Selecionar o Campeão  do Estado do MS.

*Aumentar o campo de trabalho na área.

*Incentivar  os atletas das categorias de base, criando uma expectativa de integrar a categoria adulto.

4.     METODOLOGIA

4.1-CONTEXTUALIDADE: Despertar o gosto pelo esporte, tendo o BASQUETEBOL como referência para promover a pratica esportiva na comunidade. Com este Projeto poderemos ampliar as competições esportivas na  modalidade de Basquetebol e cumprir, em parte, com o papel de promover lazer à população.

4.2-PROCEDIMENTOS: A FEDERAÇÃO DE BASQUETEBOL DE MATO GROSSO DO SUL estará formando uma Comissão Executiva para gerenciar o Projeto, sendo formada:- 1)Coordenador Geral (Técnico, Divulgação e Marketing), 2)Coordenador de Arbitragem, 3)Coordenador de Segurança e Material, 4)Coordenação da TJD.

A cada membro da Comissão Executiva irá desempenhar as seguintes funções dentro do Projeto: 1)Coordenador Geral –1) Elaborar Calendário de Reuniões; 2) Coordenar as reuniões dirigindo os trabalhos; 3) Acompanhar o desenvolvimento do Evento; 4) Auxiliar os Coordenadores no desempenho de suas funções; 5) Coordenar a compra dos materiais necessários para o desenvolvimento do Projeto; 6) Executar a contabilidade financeira do Projeto. 7) Verificar junto aos Municípios, Associações Esportivas interessadas em participar do Projeto; 8) Manter contato com as Associações   interessadas para acertar Reuniões de caráter Técnico da competição; 9) Efetuar o contrato de   participação do Evento; 10) Elaborar a tabela dos Jogos; 11) Executar o controle Técnico da   Competição; 12) Coletar dados referente ao Projeto e enviar a Imprensa ( Falada, Escrita e Televisada); 13) Alimentar o site da FBMS com informações do Campeonato; 14) Buscar parcerias para o evento. 2)Coordenador de Arbitragem - 1) Manter contato com membros da Arbitragem para Escala dos árbitros para os Jogos; 2) Passar as súmulas dos jogos realizados ao  Coordenador Técnico; 3) Passar informações ao Coordenador de Divulgação. 3)Coordenador Segurança e Material - 1) Manter contato com os dirigentes dos Clubes participantes para viabilizar os locais de competições; 2) Manter contato com os dirigentes das  Associações para viabilizar o material esportivo para realização das partidas, 3) Acompanhar  os itens de segurança dos locais de competição; 4) Acompanhar os procedimentos de segurança na realização uma partida (policiamento, segurança privada, ambulancia). 4)Coordenador da JDD - 1) Manter contato TJD e Associações; 2) Repassar o  relatório do árbitro das partidas que forem necessárias julgamento por parte da TJD; 3)   Acompanhar os trabalhos da TJD.

4.3   – CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO: 1ª AÇÃO – Campeonato Estadual na Categoria Adulto “NBMSA 2018, 1º semestre Masculino e 2º semestre Feminino, com programações culturais durante os jogos, tais como:- Dança, Apresentação de Cantores da Terra, Palestras de caráter informativo, sorteio de prêmios, etc... 2ª AÇÃO - BASQUETE SOCIAL, uma semana depois da final do Campeonato, com a finalidade de arrecadar alimentos para doação para uma entidade que desenvolve trabalho social no Município onde será realizado o evento. O evento prevê a realização das seguintes atividades:  Torneio de Três pontos, Torneio de Enterradas, Torneio de Habilidade e Jogo Brilhante entre a Seleção do Campeonato contra um time da NBB  (Masculino) 1º semestre e LBF (Feminino) 2º semestre. 3ª AÇÃO - BASQUETE EM DESTAQUE, realização de um evento premiando os melhores do ano na categoria Adulto, bem como os destaques das categorias de Base e apresentação calendário 2019. 4ª AÇÃO – FESTIVAL DE BASQUETE BASE, realização de jogos entre crianças/atletas na faixa etária de 08 até 12 anos nas preliminares dos jogos do Campeonato Adulto.

Com a finalidade de organizar  nossas ações iremos adotar o seguinte cronograma de execução do Projeto:

Mês: Fevereiro e Março

1)Apresentação do Projeto aos patrocinadores.

2)Divulgação do Projeto através dos meios de imprensa.

3)Reunião com Dirigentes de Clubes praticantes do Basquetebol filiados e não filiados a FBMS para apresentação do Projeto.

Mês: Abril

*Conselho Arbitral do Campeonato Adulto Masculino “NBMSA MASCULINO 2018” (1ª Ação).

Mês: Maio, Junho e Julho

*Realização do Campeonato Adulto Masculino “NBMSA MASCULINO 2018” (1ª Ação e 4ª Ação).

Mês: Agosto

*BASQUETE SOCIAL - Torneio de Três pontos, Torneio de Enterradas e Torneio de Habilidades e Jogo brilhante entre a seleção do Campeonato contra uma equipe da NBB – Liga Basquete Masculina. (2ª Ação).

*Conselho Arbitral do Campeonato Adulto Feminino “NBMSA FEMININO 2018” (1ª Ação).

Mês: Setembro, Outubro e Novembro

*Realização do Campeonato Adulto Masculino “NBMSA FEMININO 2018” (1ª Ação e 4ª Ação).

*BASQUETE SOCIAL - Torneio de Três pontos, Torneio de Enterradas e Torneio de Habilidades e Jogo brilhante entre a seleção do Campeonato contra uma equipe da LBF – Liga Basquete Feminina. (2ª Ação).

Mês: Dezembro

1)BASQUETE EM DESTAQUE - Premiação dos Destaques do Basquete em 2018 e Apresentação calendário 2019 (3ª Ação).

 4.4   – ATIVIDADES – RESUMO TÉCNICO DAS AÇÕES

* Campeonato: NBMSA MASCULINO E FEMININO 2018.     

Número de Associações:  16 clubes

CONFERÊNCIA NORTESistema de Disputa: 1ª FASE - Serão formados 2 grupos A e B de 4 Clubes, divididas através do critério regional, onde jogarão entre si em seus respectivos grupos, com objetivo de classificar os Clubes 1º ao 4º lugar. 2ª FASE - QUARTAS DE FINAL - Os Clubes do grupo A jogarão contra os Clubes  do Grupo B no sistema playoff, melhor de 02 vitorias, nos seguintes grupos: C  (1º A x 4º B), D (2º A x 3º B), E (3º A x 2º B), F (4º A x 1º B), classificando os vencedores para 3ª fase. 3ª FASE SEMI-FINAL - Serão formados dois Grupos: G (Vencedor grupo C x Vencedor grupo E), H (Vencedor grupo D x Vencedor grupo F), onde jogarão sistema playoff melhor de 02 vitorias, classificando os vencedores para 4ª fase. 4ª FASE FINAL - Será formado um Grupo: I (Vencedor grupo G x Vencedor grupo H), onde jogarão sistema playoff melhor de 02 vitorias, sagrando campeão da Conferência Norte o vencedor.

CONFERÊNCIA SULSistema de Disputa: 1ª FASE - Serão formados 2 grupos A e B de 4 Clubes, divididas através do critério regional, onde jogarão entre si em seus respectivos grupos, com objetivo de classificar os Clubes 1º ao 4º lugar. 2ª FASE - QUARTAS DE FINAL - Os Clubes do grupo A jogarão contra os Clubes  do Grupo B no sistema playoff, melhor de 02 vitorias, nos seguintes grupos: C  (1º A x 4º B), D (2º A x 3º B), E (3º A x 2º B), F (4º A x 1º B), classificando os vencedores para 3ª fase. 3ª FASE SEMI-FINAL - Serão formados dois Grupos: G (Vencedor grupo C x Vencedor grupo E), H (Vencedor grupo D x Vencedor grupo F), onde jogarão sistema playoff melhor de 02 vitorias, classificando os vencedores para 4ª fase. 4ª FASE FINAL - Será formado um Grupo: I (Vencedor grupo G x Vencedor grupo H), onde jogarão sistema playoff melhor de 02 vitorias, sagrando campeão da Conferência Sul o vencedor. 

2ª AÇÃO - BASQUETE SOCIAL

Data: Data a ser definida.

Local: Cidade onde ocorreu a final do Campeonato.

*Torneio de Três pontos, Torneio de Enterradas, Torneio de Habilidade.

*Jogo Brilhante entre a Seleção do Campeonato contra um time da NBB (Masculino).

 Data: A ser definida.

Local: Cidade onde ocorreu a final do Campeonato.

*Torneio de Três pontos, Torneio de Enterradas, Torneio de Habilidade

*Jogo Brilhante entre a Seleção do Campeonato contra um time da LBF (Feminino).

3ª AÇÃO BASQUETE EM  DESTAQUE

Data: 15 de Dezembro.

Local: Cidade a ser escolhida pela FBMS.

*Realização de um evento premiando os melhores do ano na categoria Adulto, bem como os destaques das categorias de Base e apresentação calendário 2019.

5. PREVISÃO DE CUSTOS

5.1-RECURSOS HUMANOS – Profissionais envolvidos na realização do evento: Dirigentes da FBMS, Técnico Financeiro, Dirigentes dos Clubes, Árbitros, Atletas, Preparadores Físicos, Técnicos, Auxiliares Técnicos, Médicos, Enfermeiros, Seguranças, Porteiros, Bilheteiros, Motoristas, Zeladores, Técnico de Som, Policiais Militares, operador de placar de jogo manual.

Profissionais por segmento na organização do evento: a) Federação de Basquetebol de Mato Grosso do Sul – Dirigentes da FBMS (Coordenador do Evento, Coordenador  Arbitragem, Técnico Financeiro) e Árbitros; b) Associações Participantes – Dirigentes dos Clubes, Atletas, Preparadores Físicos, Técnicos, Auxiliares Técnicos, Médicos, Enfermeiros, Seguranças, Porteiros, Bilheteiros, Motoristas, Zeladores, Técnico de Som, Policiais Militares. c) Patrocinador –Técnico Financeiro.

5.2-RECURSOS FÍSICOS - Para desenvolver o Projeto necessitaremos dos seguintes recursos físicos: Ginásios de Esportes, bolas, veiculo para transporte de atletas, ambulância, veiculo transporte de árbitros e membros da Comissão Organizadora, alojamento e refeitório, placar eletrônico ou manual, faixas ou banners alusivas ao evento. a) Federação de Basquetebol de Mato Grosso do Sul – Veiculo para transporte de árbitros e Comissão Organizadora, bolas para os jogos, alojamento e refeitório dos árbitros e Comissão Organizadora, faixas ou banners alusivas ao evento. b) Associações Participantes – Veiculo para transporte dos atletas e Comissão Técnica, Alojamento e Refeitório para os atletas e Comissão Técnica, Ginásio de Esportes, Placar Eletrônico ou Manual, Ambulância, faixas ou banners alusivas ao evento. c) Patrocinador – Nenhum.

5. PREVISÃO DE CUSTOS

5.3-  RECURSOS FINANCEIROS - Os recursos financeiros para o financiamento do Projeto serão oriundo das seguintes fontes: A) Empresa Patrocinadora, B) Clube participante, C) Federação de Basquetebol de MS. Recursos financeiros necessários para  realização do Projeto, descriminados por  segmento :

A) PATROCINADOR: 1)Serviços da Organização do Evento: A)Reuniões com os Clubes durante a realização da competição; B)Despesas de transporte e alimentação de Dirigentes da FBMS para vistoriar as cidades que irão participar do evento; C) Despesas de transporte e alimentação para dirigentes da FBMS para acompanhar a arbitragem nas rodadas da competição; D)Material gráfico como sumulas jogos e carteiras de atletas; E) Realização do Basquete Social e Basquete em Destaque. Referentes ACÃO 1, 2 e 3. 2)Premiação: A)Troféus e Medalhas para os finalistas da fase Conferencia Norte e Sul e para os finalistas da fase Final, nas categorias feminina e masculina; B) Troféus para Torneio de Três pontos, Torneio de Enterradas, Torneio de Habilidade que faz parte da ação Basquete Social; C) Troféus para os melhores do ano que faz parte da ação Basquete em Destaque. Referente AÇÃO 1 e 2 e 3. 3)Arbitragem: A) Pagamento dos árbitros que irão trabalhar nos jogos do evento, sendo 06 árbitros por jogo (03 árbitros de quadra, 01Apontador de sumula, 01 Operador de 30 Segundos e placar, 01 Cronometrista) total de 186 jogos, sendo 93 no Campeonato Feminino e 93 no Campeonato Masculino, com uma taxa por jogo de R$ 750,00; B) Alimentação e transporte de 06 árbitros em  93 viagens. Referente AÇÃO 1. 4)Divulgação: A) Faixa com o nome e logo do patrocinador em todas as arenas esportivas, medindo 1 metro largura por 3 metros de comprimento, B) Faixa com logo do Campeonato em todas as arenas esportivas, medindo 1,20 de largura por 6 metros de comprimento; C) Cartazes referente ao Projeto; D) Mídia em rádio das  cidades onde acontecerão os jogos e sites esportivos do Estado; E) Camisetas promocionais do evento para serem distribuídas durante os jogos do Campeonato.

B) ASSOCIAÇÕES PARTICIPANTES – CLUBES: 1)Transporte dos atletas: A) Locação de Ônibus, Van ou carro para transportar  atletas do Clube; 2)Alimentação dos atletas: A) Restaurante; B) Cozinha fornecida pela cidade onde acontece o jogo; 3)Alojamento dos atletas: A) Hotel; B) Alojamento em Escolas; 4)Estrutura do Jogo: A) Locação de Ginásio ou Cedência pela Prefeitura; B) Sistema de segurança, contratação de segurança ou policiamento militar; C) Sistema de primeiros socorros com ambulância e quadro de enfermagem; D) Serviços de limpeza, zelador; E) Porteiros e Bilheteiros; E) Serviço de Som.

C) FEDERAÇÃO DE BASQUETEBOL DO MS: 1)Comissão Organizadora: A) Coordenadores do Eventos, trabalho voluntário dos dirigentes da FBMS. OBS: As despesas da FBMS  serão custeadas pelo patrocinador do evento, pois não cobrara nenhuma taxa de inscrição dos eventos previstos no projeto e nenhuma taxa de inscrição de atletas.

6. Contra Partida aos Patrocinadores        

A Federação de Basquetebol de Mato Grosso do Sul, juntamente com os Clubes participantes irão dispor em contra partida ao patrocinador do evento, o seguinte:

* 2 (dois) espaços de publicidade, medindo 1(um) metro e 20 (vinte) de largura por 6 (seis) metros de comprimento nos Ginásios onde serão realizados o evento, durante a realização dos jogos;

* Logomarca  em todos os ingressos do evento;

* Painel de Publicidade para entrevista dos atletas durante e após os jogos do evento;

* Logomarca na sede da Federação de Basquetebol de Mato Grosso do Sul;

* Logomarca no Site e face book da Federação de Basquetebol;

* Logomarca nas Tabelas e Regulamentos do Evento;

* Logomarca na Premiação do Evento;

* Logomarca nos uniforme de Jogo, espaço de 15 cm de comprimento por 3 cm de largura na camisa parte da frente.

7 – CONCLUSÃO: A realização deste Projeto irá fortalecer o Basquetebol em nosso Estado, integrando os Clubes, Empresas e Torcedores, criando uma nova situação para o basquetebol de Mato Grosso do Sul, na categoria adulto. Esperamos contar com o entendimento da necessidade deste evento que irá contar com a participação de Clubes do nosso Estado envolvendo seguimentos de todas as áreas, ampliando o campo de trabalho. A Federação irá desenvolver o Projeto da melhor maneira possível, tentar atingir todos os objetivos propostos e mesmo nosso esporte sendo amador, iremos tentar faze-lo de forma profissional, para que possamos adquirir confiança de todos os envolvidos e  obter uma excelente avaliação por parte da mídia e sociedade. Campo Grande-MS, 31 de janeiro de 2018.

FEDERACAO DE BASKETBALL DE MATO GROSSO DO SUL

Eduardo Marques de Souza Costa - Presidente

Jorge A. Pereira - Vice-Presidente

Daniel Rufino de Medeiros - Idealizador do Projeto - Comissão Organizadora

Aparecido Jose Damaceno Lotti - Idealizador do Projeto - Comissão Organizadora